Trigo, a lavoura mais antiga do mundo

Trigo, a lavoura mais antiga do mundo

Conheça um pouco da história e curiosidades sobre um dos alimentos que está na base da nutrição da humanidade

O AgroSaber inicia hoje uma série sobre a história da produção de alimentos no Brasil e no mundo. E para começar, a lavoura escolhida é a mais antiga da humanidade: o trigo. Indícios arqueológicos apontam que a planta foi cultivada primeiramente na região chamada Crescente Fértil, onde estão os atuais territórios da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque.

O ancestral da planta de trigo que se conhece hoje pode ter surgido de uma mutação ocorrida há cerca de 10 mil anos. De lá para cá o homem aprendeu a cultivá-la, domesticando e criando várias espécies e usos. O pão pode ser o primeiro deles, mas o trigo também é a base para bolos, molhos, mingaus, massas, biscoitos e até cerveja.

Produção global

Nessa safra 2020/2021, a colheita do grão em todo mundo é estimada em 775,82 milhões de toneladas, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda, na sigla em inglês). Os cinco maiores produtores são a China, que deve colher 134,3 milhões de toneladas; a União Europeia, com 125,9 milhões de toneladas; a Índia, com 107,9 milhões de toneladas; a Rússia, com 85,4 milhões de toneladas; e os Estados Unidos, com 49,7 milhões de toneladas.

Produção brasileira

O trigo chegou às terras brasileiras em 1534, trazido por Martim Afonso de Souza, um nobre, militar e administrador colonial português. O clima quente dificultou a expansão da cultura. Cartas dos colonizadores registram a falta do trigo e reclamações dos pães preparados com farinha de mandioca. Foi só na segunda metade do século 18 que a cultura do trigo começou a se desenvolver no Rio Grande do Sul.

O início da cultura no País não foi fácil por conta de doenças causadas por fungos. A situação melhorou com os estudos da Embrapa e demais instituições de pesquisa brasileiras que atuaram no melhoramento da cultura do trigo no País. Apesar de a lavoura ter maior volume de produção na região Sul, é no Centro-Oeste, no Distrito Federal, onde se colhe o trigo considerado de mais alta qualidade no País. Recentemente, o Ceará passou a colher o grão. Ao todo a safra brasileira deve ser de 6,9 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento.

Curiosidade

Sabe a expressão “tirar o joio do trigo” e a parábola bíblica do joio e do trigo? Elas nasceram das primeiras experiências no cultivo do grão, no Oriente Médio. Isso porque o joio é uma espécie de planta muito parecida com o trigo, e que nascia justamente em região de plantios do cereal.

É uma planta daninha para o trigo. A semelhança entre as duas plantas é tão grande que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como “falso trigo”, e vem daí, a importância de se separar os dois, ainda na lavoura, antes de colher.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).