A maior enciclopédia digital dos solos brasileiros já está on-line!
Saiba por que essa base de dados poderá ser um grande apoio ao desenvolvimento de políticas específicas para o desenvolvimento agrícola no País
Sabia que no Brasil existem 13 classes de solos? A grande maioria deles são três: latossolos, argissolos e neossolos. Juntos, eles ocupam cerca de 70% do território brasileiro. Sabia que o latossolo é um dos mais ausentes em argila o que prejudica sua composição estrutural e confere menor aptidão agrícola. Por outro lado, há seis classes de solos bons para o agro, com níveis de alta a média fertilidade: neossolo, luvissolo, planossolo, nitossolo, chernossolo e cambissolo por.
Essas e mais uma série de outras informações sobre os tipos de solos no País estão agora reunidas na plataforma tecnológica do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos). O lançamento aconteceu na quinta-feira (3), em coletiva de imprensa com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
A ferramenta, que pode ser definida como a maior enciclopédia digital dos solos no País, é resultado do trabalho conjunto do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Embrapa, IBGE e de demais órgãos estaduais e regionais e universidades.
Informação de muita qualidade
O lançamento do PronaSolos marca o início do funcionamento do Sistema Nacional de Informação de Solos, que traz o levantamento de informações adequadas sobre solos no Brasil e a sistematização dos dados existentes em uma única plataforma e de acesso livre.
“A ciência pode desmentir uma serie de mitos que são colocados contra a agricultura brasileira. Cada vez que oferecemos uma ferramenta como esta, mostramos o que é a nossa produção de alimentos para o Brasil e o mundo”, afirmou Tereza Cristina, durante o lançamento da novidade.
A plataforma vai contribuir na melhoria da política nacional de zoneamento agrícola, que define os riscos climáticos das lavouras, além de orientar quando, onde e o que plantar. “Essas informações da aptidão agrícola, junto com o detalhamento dos solos que o programa trará, tornará possível avançar na previsão da nossa safra e na redução do risco climático, que é um dos grandes gargalos do desenvolvimento”, explica Celso Moretti, presidente da Embrapa.
Sistema ainda muito técnico
À primeira vista, o sistema parece meio ‘técnico’ demais, e, infelizmente é. Isso acontece porque, nesse primeiro momento a ferramenta será mais utilizada por pesquisadoras, mas, a promessa dos desenvolvedores da plataforma é que, ao longo do tempo, com o trabalho de simplificação de linguagem e ajustes na integração dos dados de diferentes bases, as informações estejam mais acessíveis ao público leigo.
🤔 Qual a função do solo?
O solo serve para dar sustentação às plantas, age como armazenador de água e é um filtro natural de poluentes, além de ser um meio de vida para o homem. É onde se produz alimentos, constrói-se moradias e estradas e realiza-se as demais necessidades humanas.
🤔 Como são classificados os solos no Brasil?
Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, no Brasil existem 13 grandes classes: argissolos, cambissolos, chernossolos, espodossolos, gleissolos, latossolos, luvissolos, neossolos, nitossolos, organossolos, planossolos, plintossolos e vertissolos.
E aí, gostou da matéria? Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais (os links estão logo aí abaixo).