Tem fruta ‘falsiane’ no pedaço e a maçã é uma delas
Saiba um pouco mais sobre as pseudofrutas: quais são e o que as diferencia das frutas ‘verdadeiras’
Vistosa, perfumada e cheia de cor. Essa é a maçã. Um alimento clássico que, certamente, não falta hoje nas gôndolas de frutas de qualquer feira, sacolão ou supermercado. Mas sabia que, categoricamente, ela não é uma fruta? E não é só a maçã, a única ‘falsária’ no grupo das frutas. Estão na lista também a pera, o morango, o caju, o figo, a jaca e até o abacaxi. Mas o que eles são afinal?
Todos são considerados pseudofrutos. O termo ‘pseudo’ vem do grego que quer dizer ‘falso’, o que leva essa palavra significar ‘falsos frutos’. No entanto, o termo vem sendo substituído por “fruto acessório”, por alguns cientistas.
Distinção entre um pseudofruto e um fruto está ligado à sua concepção pela planta. Um fruto verdadeiro é originário do ovário de uma planta, e que fica no interior de sua flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro.
A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira. Para vê-lo, bastar dividir ela ao meio. O fruto verdadeiro é aquela parte interna onde estão as sementes. Isso vale para a pera. Já no caso do caju, o fruto verdadeiro é a castanha. Os pseudofrutos são divididos em três categorias: 1) simples, 2) agregado ou composto, e 3) múltiplo ou infrutescência.
Pseudofruto simples
É o fruto acessório que vem do desenvolvimento do receptáculo de uma só flor. Neste grupo estão a maçã, a pera e o caju.
Agregado ou composto
É o fruto acessório que vem do desenvolvimento do receptáculo de uma única flor, com muitos ovários. O exemplo clássico é o morango. Sabe os pequenos pontinhos dele? Esses são os frutos verdadeiros e são chamados de aquênios e são frutos secos. Dentro de cada pontinho está a semente do morango. Então ao comer um morango, está se comendo, dezenas de frutas ao mesmo tempo.
Múltiplo ou infrutescência
É o fruto acessório que vem do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma inflorescência. Assim como o morango, é um falso fruto com dezenas de frutos em si. A diferença é que, por estarem tão unidos, os frutos parecem formar um só. Exemplos de infrutescência é o abacaxi, a jaca, a amora e o figo. Os verdadeiros frutos são os pequenos gomos encontrados neles.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).