O agro está em busca do equilíbrio com a Mata Atlântica

O agro está em busca do equilíbrio com a Mata Atlântica

Neste Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, saiba por que a produção rural está cada vez mais em equilíbrio com esse importante bioma no País

O bioma Mata Atlântica ocupa aproximadamente 13% do território brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele cobre uma área de um pouco mais de 1,11 milhão de quilômetros quadrados. Por se localizar na região litorânea brasileira, é o bioma onde está concentrada metade da população brasileira. E é justamente pelo avanço da urbanização que apenas 27% de sua cobertura original de matas ainda está preservada. Neste 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, saiba como o agro está buscando o equilíbrio com as matas nativas nesse bioma.

No bioma, as atividades do agro mais comuns são as produções de hortaliças, nos chamados cinturões verdes, ao redor das grandes metrópoles brasileiras, além de café, frutas, cana-de-açúcar e a pecuária leiteira. Por serem atividades que podem estar consorciadas à preservação de matas e florestas, o agro tem alternativas para uma integração harmoniosa com a preservação desse importante bioma para o País.

Além disso, a Mata Atlântica é amparada pelo Código Florestal, em vigor desde 2012 e que constitui uma das mais leis ambientais mais rígidas no mundo. Essa legislação estipula o porcentual de áreas reservas legais (ARL) de florestas e matas nativas. Em propriedades rurais na bioma Mata Atlântica áreas, o teto estipulado é de 20% de área florestal, além da imposição de se deixar sempre intactas as Áreas de Preservação Permanente (APP). Essas áreas tem a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade do terreno, a biodiversidade e entre outros recursos ambientais.

Projeto Biomas

Através do Projeto Biomas, desenvolvido em parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa, e que teve 10 anos de estudos, pesquisadores trouxeram recomendações de boas práticas para o agro na Mata Atlântica. Um dos exemplos é o consórcio de árvores nativas mantidas no ambiente de produção, além de sugestões para aprimorar algumas cadeias produtivas já existentes nas regiões agrícolas pelo bioma.

Um exemplo de sugestão de aprimoramento que nasceu do projeto foi a melhoria da prática de cultivo da aroeira-pimenteira, um arbusto que produz a pimenta rosa, no Espírito Santo. O manejo com a planta era essencialmente extrativista. Com as recomendações da pesquisa, os produtores adotaram modelos de plantio, melhorando o sistema de produção da pimenta-rosa, o que consequentemente trouxe renda dos produtores da região.

Dia Especial

O Dia Nacional da Mata Atlântica, 27 de maio, foi instituído pelo Decreto Federal, de 21 de setembro de 1999. A data foi escolhida em alusão a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).