Desvende o mapa dos alimentos de “ouro” do agro
Se sua fome é de frutas e vegetais ricos em carotenoides, confira onde e o quanto o Brasil produz de alimentos ricos nesse nutriente
O AgroSaber continua sua série em homenagem ao Ano das Frutas e Vegetais, estipulado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês). A partir de agora, vamos fazer um giro pelo País dos principais alimentos do grupo de cores douradas – amarelo e laranja.
Ricos em carotenoides, esses alimentos têm ação antioxidante e entre outros benefícios são importantes para a saúde dos olhos. A substância está presente em frutas e vegetais que são cultivados em várias regiões do Brasil e tem grande potencial. Entre eles, selecionamos: a abóbora, a cenoura, a laranja, a manga e o melão. Confira.
Abóbora
Também conhecida por moranga ou jerimum, a abóbora é um vegetal de origem mexicana e, segundo o mais recente censo do agro, de 2017, do IBGE, hoje é produzida em todo o Brasil. A produção cobre cerca de 78,7 mil hectares e garante uma safra anual de 417,8 mil toneladas. O maior Estado produtor é Minas Gerais, com de 83,6 milhões de toneladas. O valor representa 20% da produção nacional. Na sequência vem a Bahia, com 14,7% da produção; Rio Grande do Sul, com 10,2%; Santa Catarina, com 9,8% e São Paulo, com 8%.
Cenoura
O vegetal é de origem afegã, e no Brasil foi introduzido a partir de meados do século 19 (1801-1900). De lá para cá, a cenoura se adaptou bastante com a ajuda da pesquisa científica, especialmente da Embrapa. A média de produtividade do legume no Brasil gira em torno de 30 toneladas por hectare, ou até 80 toneladas por hectare, dependendo do investimento tecnológico do produtor. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), de Piracicaba (SP), a cenoura é a 5º hortaliça mais cultivada no Brasil e 80% da produção é destinada ao mercado interno. Com uma produção estimada em 760 mil toneladas por ano, o País possui uma área de cultivo de cerca de 20 mil hectares. Entre os maiores produtores de cenoura estão as regiões mineiras Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, e mais os municípios de Carandaí (MG), Cristalina (GO), Marilândia do Sul (PR), Caxias do Sul e Vacaria (RS), Irecê (BA) e São José do Rio Pardo (SP).
Laranja
A fruta cítrica de origem indiana e introduzida no País em meados de 1500, é outra que também se espalha por todo o território brasileiro, mas tem como principal produtor o Estado de São Paulo, segundo o IBGE. Das 13,3 milhões de toneladas colhidas nacionalmente em 519,6 mil hectares, 81,1% (10,8 milhões de toneladas) são de solo paulista. O Estado é seguido por Minas Gerais, com 6,9% da produção; Paraná, com 4,7%; Bahia, com 2,4%; e o Rio Grande do Sul, com 1,4%. A fruta é também rica em vitamina C.
Manga
A fruta é outro exemplo de tropicalização brasileira pois é originária da Índia. No Brasil, o cultivo foi introduzido pela colonização portuguesa. Segundo o IBGE, os pés de manga tomam conta de 47,2 mil hectares, com uma produção anual de 606 mil toneladas. A Bahia é o grande produtor da fruta, dono de uma colheita anual de 250,7 mil toneladas, representando 41,4% da safra. É seguido por São Paulo, com 22,9%; Pernambuco, com 21,7%; Minas Gerais, com 7,3%; e o Ceará e o Rio Grande do Norte, com 1,9% da produção.
Melão
Fruta aliada também ao controle da pressão arterial, é provavelmente nativa do Oriente Médio. Pelo censo do IBGE, o País produz 244,4 mil toneladas numa área de 26,7 mil hectares. O celeiro da produção é o Estado do Rio Grande do Norte, colhendo 175,4 mil toneladas, o que responde por 71,8% do melão brasileiro. Ele é seguido pela Bahia, com 11,8%; Pernambuco, com 9,0%; o Rio Grande do Sul, com 2,4%; e o Ceará, com 2,1%.
E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).