Ministério da Agricultura faz 161 anos

Ministério da Agricultura faz 161 anos

Data de criação da pasta, 28 de julho, é celebrada o Dia do Agricultor no País

Neste dia 28 de julho, o agro brasileiro celebra um dos ministérios mais antigos do País: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Quando foi criado, em 1860, por Dom Pedro II, a pasta era conhecida como “Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas”.

Sua data coroa o desenvolvimento da agricultura brasileira, uma das principais do mundo, por isso, é neste 28 de julho que é comemorado o Dia do Agricultor. A celebração foi instituída em 27 de julho de 1960, no governo de Juscelino Kubitschek. Atualmente a pasta é responsável pela gestão das políticas de estímulo à agropecuária, fomento ao agronegócio, e regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.

Para o agro chegar onde está agora teve grande parte do trabalho de representantes de autarquias públicas como o Mapa, além de instituições de pesquisa pública e privada, além do próprio esforço de homens e mulheres de campo, que foram desbravando o País com intuito de produzir alimentos e renda.

Comando

A engenheira agrônoma Tereza Cristina é a atual liderança à frente do Mapa. No comando do ministério já passou outras importantes personalidades do agro, como engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues “Embaixador do Cooperativismo” pela Organização das Nações Unidas, e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Outra personalidade que também passou pelo Mapa foi o agrônomo Alysson Paolinelli, atual presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Paolinelli é um dos indicados pelo Nobel da Paz de 2021, com um dos pais da agricultura moderna brasileira.

A evolução do ministério

Foi a partir do Decreto nº 1 067, de 28 de julho de 1860, que nasce a “Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas”. Após a Proclamação da República, em 1892, a Secretaria foi transformada em “Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas”, pelo decreto nº 1.142, ficando os assuntos de agricultura responsabilidade da segunda seção da terceira diretoria daquele ministério.

Foi somente, em 1909, pelo decreto nº 7501, recriada a pasta da agricultura, em um ministério que incorporou as atividades ligadas à indústria e ao comércio, sendo designado de “Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio”. Em 1930, nova alteração, com a criação do “Ministério da Agricultura”.

Em 1992, é novamente alterada a denominação para “Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária”, e, em 1996, sofreu nova alteração para “Ministério da Agricultura e do Abastecimento”. Finalmente, em 2001, recebe a denominação atual: “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.

Além de ter o apoio operacional de unidades descentralizadas e superintendências federais nas unidades da federação, sob o guarda-chuva do Mapa estão ainda empresas públicas como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e empresas de economia mista, a exemplo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber segue em sua missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).