Tem produtos famosos do agro bem perto de você
O AgroSaber explica o que é indicação geográfica e mostra que inúmeros produtos feitas na fazenda já possuem essa qualificação. Atreva-se a descobri-los!
Já visitou o Vale dos Vinhedos no Brasil? Fica dos arredores do município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Da capital gaúcha Porto Alegre são cerca de duas horas de carro. O lugar encanta não só pela natureza como pelo sabor de produtos famosos do agro como uvas 🍇 e vinhos 🍷🥂. Não é à toa que algumas vinícolas da região se tornaram centenárias e transformou o Vale num dos pontos turísticos mais pitorescos do Brasil e que oferecem produtos de qualidade do agro.
A notoriedade e a fama fizeram a região ser a primeira no País a ganhar um reconhecimento muito especial: a indicação geográfica, através de indicação de procedência na fabricação de vinhos tinhos, brancos e espumantes em 2002; e a denominação de origem em 2012.
De lá para cá, diversos produtos famosos do agro tiveram suas indicações geográficas reconhecidas e podem ser encontrados em todos cantos do Brasil. O agro brasileiro é o mais beneficiado, pois a maioria das indicações geográficas são de produtos feitos do campo como alimentos e bebidas. O que mostra como a vida rural é uma grande influenciadora de indicações geográficas.
Mas o que é indicação geográfica?
A Indicação Geográfica (IG) é como se fosse uma espécie de “certificado” ou “selo” que atesta a propriedade industrial de um produto ou serviço. Este selo passa a identificar a origem do produto ou serviço quando a região se torna conhecida, ou quando alguma característica ou qualidade do produto ou serviço seja reflexo de sua origem geográfica.
A IG está amparada por Lei, a qual a subdivide em duas categorias:
1. Indicação de procedência (IP): o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço.
Outros produtos com IP:
☕ Café, em Minas Gerais;
🧀 Queijo canastra, de Minas Gerais;
🍫 Cacau, em Linhares, no Espírito Santo
🌱 Melão, em Mossoró, no Rio Grande do Norte
🍯 Mel, no Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)
👚 Têxteis em algodão colorido, no Estado da Paraíba
2. Denominação de origem (DO): o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
Outros produtos do agro com DO:
🍌 Banana, da região de Corupá, em Santa Catarina
🍤 Camarão, da Costa Negra, no Ceará
🐝 Própolis vermelha, da região dos manguezais em Alagoas
☕ Café, da região do Cerrado Mineiro
🍯 Mel, do município de Ortiqueira, no Paraná
Origem
O conceito de indicação geográfico é um velho conhecido no mundo. Nos textos bíblicos mostram havia relatos de produtos reconhecidos por suas regiões. No entanto, oficialmente, a primeira IG foi registrada em meados do século 18, quando o governo português registrou por decreto o nome “Porto” para vinhos, protegendo os produtores locais da concorrência desleal.
Outra IG famosa é a região de Champanhe na França. Só os espumantes feitos nessa região podem ser intitulados como “champanhe”. A primeira denominação de origem oficial foi em 1927.
E aí gostou dessa história? Clique aqui e explore as indicações geográficas brasileiras num mapa interativo. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar a matéria em suas redes sociais preferidas (os links estão logo aí abaixo).