Agro supera o próprio recorde e colherá 253,7 milhões de toneladas no País

Agro supera o próprio recorde e colherá 253,7 milhões de toneladas no País

São 11,6 milhões de toneladas a mais em comparação à temporada 2018/2019.

As estimativas do agro brasileiro não param de dar sinais da sua força e trazer esperança para a economia. Em julho, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetava uma superprodução de 251,4 milhões de toneladas de alimentos, oleaginosas e fibras naturais. Nessa última terça-feira (11), os produtores mostraram que podem sempre se superar e a previsão é de mais um recorde. Com o aumento de 2,3 milhões de toneladas, serão colhidas 253,7 milhões de toneladas na safra 2019/2020.

Se a comparação for com a safra 2018/2019, os agricultores brasileiros podem comemorar uma produção de 11,6 milhões de toneladas a mais. O resultado é de longe a maior produção já vista no País. O crescimento é de 4,8% sobre a safra passada.

São consideradas nessa pesquisa os números de área, produtividade e produção de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, e as plantações de inverno como aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale, um grão resultante do cruzamento entre o trigo e o centeio.

As maiores safras

A lavouras de soja e milho correspondem a 87,9% do total colhido no País. O crescimento dessas plantações foi sustentado por um comércio exportador favorável. Em primeiro lugar vem a soja com 120,9 milhões de toneladas, a maior safra da história e a maior produção de soja do mundo. O milho vem logo em seguida com 102,1 milhões de toneladas, a maior safra do cereal no País.

Rainhas da produtividade

Outro fator importante a se observar são os índices de desempenho de uma colheita. Ou seja, a maior produtividade na mesma área de terra. E as grandes campeãs são arroz, em primeiríssimo lugar, o milho e a cevada.

Nenhuma cultura supera a do arroz, pois, a plantação rende em média 6,7 toneladas a cada hectare de terra cultivado no País (cada hectare equivale a área de 1 campo de futebol padrão Fifa). O milho rende 5,5 toneladas por hectare. Já tão amada cevada é estimada render uma média de 3,5 toneladas de grãos por hectare.

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber continua a missão de trazer boas informações aos seus leitores. Sinta-se livre para curtir, comentar e compartilhar (os links de suas redes sociais estão logo aí abaixo).